Autoconhecimento bate-nos a porta
Não dá mais para fugir da máxima socrática "Conhece-te a ti mesmo". A frase que o icônico filósofo grego encontrou no Templo de Dephos há mais de 2,5 mil anos, pode estar distante de muitos, mas para quem busca evolução é uma busca diária e incansável. Autoconhecimento bate-nos a porta. Cada vez mais torna-se crucial entendermos quem somos, porque somos, porque agimos de tal maneira e principalmente conhecermos nossa luz e nossa sombra. Sim, nossa sombra como bem falou com maestria Joug, que é em outras palavras, aquele nosso lado que precisamos aperfeiçoar.
O único modelo de perfeição que conhecemos até hoje é de Jesus. Nós mortais somos falíveis e imperfeitos, mesmo com a potência de alcançarmos a perfeição na escala evolutiva, ainda temos uma jornada para trilharmos driblando nossas vicissitudes. Somos humanos, com a alma repleta de paixões: orgulho, vaidade, preconceitos, egoísmo, entre outros. De fato, todo mundo tem uma dessas sombras em menor ou maior grau.
O autoconhecimento vem como ferramente indispensável nesse processo. Só conhecendo o nosso funcionamento de maneira íntima e clara é que podemos começar a mudança. Se conhecer é em primeiro lugar assumir o que sentimentos e acolher esse sentimento. Sim, estou com ciúmes. Sim, estou com medo. Sim, tenho inveja. Depois de assumir e reconhecer o sentimento que nos acometeu, o próximo passo é reconhecer a natureza mais profunda desse sentimento e buscar refletir a situação que nos deixou desregulados.
Esse processo comumente é dolorido. Acessar as profundezas lúgubres da nossa alma reque coragem e uma dose de espiritualidade e fé. Coragem porque descobriremos que temos muito a lutar. Espiritualidade para perceber que podemos contar com a ajuda do Mais Alto para esse embate. E fé para entender que a espiritualidade do bem vai trabalhar ao nosso favor, desde que tenhamos disponibilidade de nos aceitar e aceitar as intuições salutares.
Comece agora. Não espere a dor te colocar em situação deprimente e debilitante. Conhece-te a ti mesmo! Estuda-te e estude as ferramentas que podem te auxiliar nesse processo. Não dá mais para esperar a vida como mero expectador, vivendo ocioso sobre si próprio a espera de um milagre. Ser indiferente ao autoconhecimento é como estar de olhos vendados diante das mais reveladoras paisagens, o mesmo que caminhar por um lindo bosque repleto de jardins e não conseguir ver nada só esperando chegar "do lado de lá".
Nenhum comentário:
Postar um comentário